A REFORMAR encerra o Laboratório de Expressão Criativa Fotográfica no Estabelecimento Penitenciário de Recuperação Juvenil de Boane

A REFORMAR, realizou no passado dia, 27 de Abril, a cerimónia de encerramento do primeiro Laboratório de Expressão Criativa Fotográfica do curso em Linguagem Fotográfica no Estabelecimento Penitenciário de Recuperação Juvenil de Boane, Província de Maputo.

O projecto que chega ao seu fim “formal”, resulta de uma parceria entre a REFORMAR e o SERNAP, Teve inicio no mês de Dezembro e subiu uma interrupção devida à situação da Covid-19 (Decreto n.º 94⁄2021 de 20 de Dezembro) tendo se retornado no dia 11 de Abril de 2022, com a entrada em vigor do Decreto 4/2022. O artigo 30 do mesmo decreto  permitiu a visita aos reclusos, em observância das medidas de prevenção e combate à pandemia da COVID-19.  O laboratório foi concebido para ter dez sessões e a iniciativa consistiu no desenvolvimento de actividades de capacitação dos internos, promovendo o aprendizado em fotografia e ligações com o mercado de trabalho, de modo a mostrar o caminho real para um possível processo de reabilitação e reinserção social. Através do laboratório, dez internos que participaram da actividade, criaram um espaço para expressar-se, partindo de percepções sobre os fundamentos da linguagem fotográfica. Um espaço para aprender a ver, a ver-se, a narrar e a auto-narrar-se. Mas também um espaço onde aprender algo novo e se questionar sobre identidade e futuro, sempre dançando em equilíbrio entre os dois componentes da linguagem fotográfica: emoção e técnica.

A cerimónia de encerramento do curso contou com a participação da Directora do Estabelecimento Penitenciário de Recuperação Juvenil de Boane (E.P), a Chefe da Repartição de Reinserção Social do E.P, a Directora da REFORMAR na companhia dos técnicos e de dois chefes do recinto (internos). Os internos tiveram a oportunidade de receber da mão dos Directores das duas instituições e dos técnicos, o Certificado de Participação do curso, tendo eles deixado o recado de querer continuar com o processo aí começado, após a  soltura. O projecto não termina por aí, considerando o interesse da REFORMAR em continuar a colaborar com a Direcção do E.P, no âmbito de actividades de reabilitação e reinserção social. Mas, por agora,  queremos agradecer a todos os jovens que participaram desta experiência: todos os dias nos surpreenderam pela habilidade e constância, mas também pela poesia, pela leveza e pela paixão que souberam colocar por trás de cada foto. Um agradecimento especial também a todos os agentes penitenciários que colaboraram conosco para tornar esta actividade possível.

© REFORMAR - Research for Mozambique
Africa Criminal Justice Reform - África do Sul
CMS Website by Juizi
Privacy Policy | Terms & Conditions