Sobre a REFORMAR

A REFORMAR - Research for Mozambique é uma organização de pesquisa, formação e advocacia, com o objectivo de promover os Direitos Humanos no campo da justiça criminal em Moçambique e outros Países de língua oficial Portuguesa.

A REFORMAR reconhece que

  • os Direitos Humanos em sistemas de justiça criminal são constantemente violados;
  • a defesa e promoção de Direitos Humanos em justiça criminal pressupõe pesquisas baseadas em evidências;
  • a importância da formação e capacitações constantes de todos os actores que trabalham no sector de justiça criminal para ampliar o conhecimento e mudar comportamentos e
  • as reformas baseiam-se no desenvolvimento de leis, políticas e práticas.

O trabalho da REFORMAR está ancorado ao direito internacional, regional e nacional. A REFORMAR trabalha em parceria com organizações locais, assegurando o aprendizado e o crescimento mútuos. Sempre que possível, a REFORMAR apoia as reformas em parceria com as partes interessadas para garantir a apropriação local dos progressos e a transferência de competências.

A REFORMAR trabalha em vários idiomas mas garante que, a nível internacional e regional, eventos tenham em consideração a importância da língua Portuguesa assim como documentos sejam sempre traduzidos em língua Portuguesa, para a interação do público Lusófono com a maioria dos Países da África, Anglófonos e Francófonos.


Quem Somos

Tina Lorizzo

Tina Lorizzo é fundadora e Directora da REFORMAR. Professora Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade do Cabo Ocidental (África do Sul), Tina é Pesquisadora Associada à Africa Criminal Justice Reform (ACJR) do Instituto Dullah Omar na mesma Universidade. Ela possui um PhD em Direito Público e um Mestrado em Criminologia pela Universidade da Cidade do Cabo (UCT) e LLB em Direito da Universidade de Bolonha (Itália). Tina trabalha sobre a África Lusófona.

As suas áreas de pesquisa são a reforma prisional; polícia e policiamento e, em particular, questões ligadas à prisão preventiva, a proibição e a prevenção da tortura, justiça juvenil, constitucionalidade da legislação penal e direito consuetudinário. 

 

Lourenço Valter Inocêncio Sigaúque

Lourenço Valter Inocêncio Sigaúque é o novo pesquisador júnior da REFORMAR. Licenciado em Psicologia Criminal no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande (ISCTAC), Loury estagiou no Estabelecimento Penitenciário Preventivo de Maputo (EPPM) no ano de 2021, tendo tido a oportunidade de adquirir experiência e mais conhecimento na área de justiça criminal.

 

 

Amide Joaquim Nhamposse

Amide Joaquim Nhamposse, estagiário da REFORMAR. Licenciado em Direito pela Universidade São Tomás de Moçambique (USTM), pós-graduado pela Universidade Pedagógica de Maputo (UP), Amide estagiou no Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica e Judiciária concretamente no Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo no ano de 2019-2020, tendo tido a oportunidade de adquirir experiência e conhecimento na área de justiça criminal.

 

 

Ilídio Samuel Nhantumbo

Ilídio Nhantumbo é colaborador externo da REFORMAR. Ostenta os graus de Mestrado em Ciência Política (Georgia State University), e Desenvolvimento Internacional Sustentável pela Heller School for Social Policy and Management (Brandeis University), ambos nos Estados Unidos da América e Licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) em Moçambique.

Ilídio é pesquisador e suas áreas de interesse incluem eleições e comportamento político, política comparativa, desenvolvimento sustentável e direitos humanos em Moçambique e África Subsahariana.

© REFORMAR - Research for Mozambique
Africa Criminal Justice Reform - África do Sul
CMS Website by Juizi
Privacy Policy | Terms & Conditions