Relatório da campanha "Todos Protegidos"

É com enorme prazer e gratidão, que a REFORMAR – Research For Mozambique, compartilha o relatório de produção de máscaras em todos estabelecimentos penitenciários do país “Todos Protegidos”.

O principal objectivo da campanha era de produzir máscaras faciais em todos os estabelecimentos penitenciários do país, de modo a ajudar a minimizar a rápida propagação da Covid-19 nas penitenciárias, bem como ajudar a dar uma formação profissional de corte e costura aos reclusos. Esta formação, foi considerada como uma actividade de valor acrescentado, que proporcionaria aos reclusos uma habilidade que poderiam usar quando fossem restituídos a sua liberdade, contribuindo assim para a sua rápida reinserção social na sociedade. A campanha Todos Protegidos teve o seu início na Cidade e Província de Maputo, especificamente, nos Estabelecimentos Especiais para Mulheres de Ndlavela e de Recuperação Juvenil de Boane. Posteriormente, estendeu-se o seu alcance a nível nacional, cobrindo todos os estabelecimentos penitenciários do país. A campanha foi possível através de doações que foram feitas por várias organizações da sociedade civil moçambicana, pessoas individuais e organismos internacionais.

De salientar que a REFORMAR ofereceu cerca de 100 capulanas e outro material necessário para produzir as máscaras. A REFORMAR está também a custear o curso de corte e costura no EP de Boane, do qual beneficiam 4 reclusos.

Foram distribuídas, de entre outros materiais, 1054 capulanas. No total, foram produzidas 15.496 máscaras pela campanha TODOS PROTEGIDOS, em todo país. Gostaríamos de destacar que, parte das máscaras produzidas a nível das penitenciárias provinciais, foi posteriormente distribuída às penitenciárias distritais.

A REFORMAR reconhece que tudo isto não teria sido possível sem o apoio de cada um de vocês. A equipa reitera seus agradecimentos a todos que apoiaram a campanha, directa ou indirectamente.

© REFORMAR - Research for Mozambique
Africa Criminal Justice Reform - África do Sul
CMS Website by Juizi
Privacy Policy | Terms & Conditions