Policiamento Democrático: Um Quadro Conceptual

O que é policiamento democrático? É o mesmo que policiamento em uma democracia? Sabemos o que podemos esperar da polícia? O que gera confiança na polícia e o que a corrói?

Para investigar essas e outras questões relacionadas, o Projecto da Africa Criminal Justice Reform (ACJR) fez uma extensa pesquisa sobre policiamento democrático e desenvolveu um quadro conceptual para definir quais são as variáveis de entrada, saídas e o producto para atingir o resultado final, ou seja, um serviço policial que goza de legitimidade.

Nove dimensões inter-relacionadas e que se reforçam mutuamente produzem um policiamento democrático, que é representado pelo menos por três elementos: a polícia defende e protege o Estado de Direito; a polícia é responsável e trabalha a serviço do público de maneira processualmente justa. A folha informativa "Policiamento Democrático: Um Quadro Conceptual" traduzida pela REFORMAR - Research for Mozambique pode ser encontrada no seguinte link: https://acjr.org.za/acjr-publications...